domingo, novembro 14, 2010

Dreikönigsfest (epifania) - Especial Visita ao MASP


Não se assustem com o nome do post, por favor! Peço que por um instante entre no mundo de um estudante do Instituto Técnico de Barueri! pense que voce recebeu um trabalho que consistia em visitar o Museu de Arte de São Paulo (MASP), recolher informações, tirar algumas fotos, observar as obras expostas e principalmente sentir o clima de um museu. bem, foi isso o que eu fiz no dia 15 de outubro de 2010 (jah faz algum tempo, mas em breve explicarei o motivo da demora para postar isso). Agora vamos ao relato das minhas experiencias (começarei a escrever agora, mas provavelmente terminarei outro dia, pois planejo um post realmente grande 0 que no futuro, talvez se transforme numa pagina a parte)!

Aos pés do gigante de Lina Bo Bardi!

Quando cheguei ao museu, desembarquei já no 2 piso, onde haviam as exposições do acervo permanente do MASP! Eram tres exposiçoes:


Olhar E Ser Visto: uma exposição de retratos e auto-retratos que confesso naum ter prestado muita atenção, mas era sim interessante. Haviam muitas pessoas pintadas, e a maioria delas era pálida, como fantasmas e tinham tambem umas pessoas com quem eu me identifiquei sim, o que foi muito intrigante, levando em conta que todas aquelas pessoas já haviam morrido!
  • Autor: Diego Rodríguez de Silva y Velázquez
  • Dados Biográficos: Sevilha, Espanha, 1599 - Madri, Espanha, 1660
  • Título: Retrato do Conde-Duque de Olivares
  • Data da obra: 1624
  • Técnica: Óleo sobre tela
  • Dimensões: 203 x 106 cm
  • Minhas Impressões: Juro, tenho medo desse cara aih!
  • Autor: Edouard Manet
  • Dados Biográficos: Paris, França, 1832 - 1883
  • Título: O Senhor Pertuiset, Caçador de Leões
  • Data da obra: 1881
  • Técnica: Óleo sobre tela
  • Dimensões: 150 x 170 cm
  • Minhas Impressões: Esse quadro aih eh bem grandinho! Parece que ele vai atirar de verdade (achei que ia morrer)!
  • Autor: Jean-Baptiste-Siméon Chardin
  • Dados Biográficos: Paris, França, 1699 - 1779
  • Título: Retrato de Auguste Gabriel Godefroy (Jeune Ecolier qui Joue au Toton)
  • Data da obra: 1741
  • Técnica: Óleo sobre tela
  • Dimensões: 67 x 73 cm
  • Minhas Impressões: Lembra das pessoas que parecem fantasmas? Esse eh um exemplo!
  • Autor: Paul Gauguin
  • Dados Biográficos: Paris, França, 1848 - La Dominique, Ilhas Marquesas, Tahiti, 1903
  • Título: Auto-Retrato (Perto do Gólgota)
  • Data da obra: 1896
  • Técnica: Óleo sobre tela
  • Dimensões: 76 x 64 cm
  • Minhas Impressões: Esse quadro me causou uma extrema tristeza, na hora naum sabia o porquê! Mas depois descobri que foi por causa desse cara que o Van Gogh cortou suas orelhas!
  • Autor: Vincent Van Gogh
  • Dados Biográficos: Groot Zundert, Holanda, 1853 - Auvers-sur-Oise, França, 1890
  • Título: O Escolar (O Filho do Carteiro - Gamin au Képi)
  • Data da obra: 1888
  • Técnica: Óleo sobre tela
  • Dimensões: 63 x 54 cm
  • Minhas Impressões: Enfim, o cara que cortou suas proprias orelhas! Esse quadro eh um dos mais famosos dele. Pode ate ser feio, mas naum negue que tem muita emoção!


Deuses e Madonas: como diz o título, trata-se de uma exposição de quadros que retratam figuras sagradas (na maior parte italianas). Para mim foi a parte menos interessante e mais vaga de toda a minha estadia la no museu. Os quadros passavam a mim emoções falsas, mas creio que foi apenas para mim ou mais alguns! Ah, tinha lah um quadro que precisava daqueles óculos 3D para ver. Era bem legal ver uns anjos se mexendo na sua frente!
  • Autor: Eugène Delacroix
  • Dados Biográficos: Charenton Saint-Maurice, França, 1798 - Paris, França, 1863
  • Título: O Outono - Baco e Ariadne (As Quatro Estações de Hartmann)
  • Data da obra: 1856-1863
  • Técnica: Óleo sobre tela
  • Dimensões: 196 x 165 cm
  • Minhas Impressões: Sempre gostei muito do Baco, talvez pke ele eh o deus do vinho, bebidas e festas, rs!
  • Autor: Andrea Mantegna
  • Dados Biográficos: Isola di Carturo, Itália, 1431 - Mântua, Itália, 1506
  • Título: São Jerônimo Penitente no Deserto
  • Data da obra: 1448-51
  • Técnica: Têmpera sobre madeira
  • Dimensões: 48 x 36 cm
  • Doada por: Câmara Municipal de São Paulo
  • Minhas Impressões: Me pareceu um carinha que vive no meio de estradas contando historias e piadas sujas.
  • Autor: Sandro Botticelli (e ateliê)
  • Dados Biográficos: Florença, Itália, 1445-1510
  • Título: Virgem com o Menino e São João Batista Criança
  • Data da obra: 1490-1500
  • Técnica: Têmpera sobre madeira
  • Dimensões: Diâmetro 74 cm
  • Doada por: Sinhá Junqueira
  • Minhas Impressões: Gostei pke eh redondo. Ponto.
  • Autor: Piero di Cosimo (chamado Piero di Lorenzo di Piero d´Antonio)
  • Dados Biográficos: Florença, Itália, 1461/1462-1521
  • Título: Virgem com o Menino, São João Batista Criança e um Anjo
  • Data da obra: 1500-1510
  • Técnica: Óleo sobre madeira
  • Dimensões: Diâmetro 129 cm
  • Doada por: Companhia Antarctica Paulista S.A.
  • Minhas Impressões: Vendo lah na hora dah pra notar casa centímetro da expressão das pessoas! Eh incrivel como os pintores expressam emoções apenas com tinta e pincel!


Romantismo: parece um pouco de besteira essa parte, tipo, quadros do periodo do romantismo, tipo a Moema, mas no fundo o que o curador queria demonstrar é o romantismo no sentido criativo, no sentido de olhar uma tela e ter milhoes de ideias sobre o que fazer daquela tela, olhar para o mármore e conversar com ele, descobrir o que ele se tornará! É nesse sentido de inspiração e da reinvenção do romantismo que passei a maior parte do meu tempo la no MASP.

P.S.: Post em construção! Provavelmente incompleto! Peço paciência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário